Missão Integral: vamos ensiná-la aos nossos Jovens?

Como qualquer membro que cresceu em uma igreja, sempre vi a ação diaconal como uma atividade das Sociedades de Senhoras e da Mesa Diaconal. Não era próxima a mim a realidade de uma missão que, para falar de Jesus, prestasse auxílio social aos necessitados. O fato é que cresci e aos 30 anos não vi quando essa responsabilidade passou a ser minha. Afinal, ainda devo esperar que apenas a Sociedade de Senhoras ou a Mesa Diaconal se dediquem à ação social?
Nos meus últimos anos tive o privilégio de trabalhar com adolescentes e conversar com eles sobre a importância da ação social na Igreja. Nós temos uma importância social que é a militância contínua contra as injustiças sociais e as lacunas deixadas pelo poder público e demais responsáveis. Não se trata de assistencialismo barato, mas de exercer o dever que Jesus nos deixou de repartir o pão, a túnica e praticar a hospitalidade (muitos, sem saberem, hospedaram anjos em seus lares!) Devemos praticar, no âmbito comunitário, os valores do Reino de Deus: o amor e a justiça!
Nesse ano de 2015, tive a oportunidade de trabalhar com os adolescentes da IPI do Jardim Novo Osasco, Presbitério Novo Osasco, em conjunto com a Ministério de Ação Social e Diaconia, sobre a importância de acolhermos os refugiados Cristãos que têm chegado ao Brasil em decorrência das guerras e perseguições no mundo todo. Durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro coletamos itens de higiene para os refugiados acolhidos no  Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante de São Paulo - Serviço Franciscano de Solidariedade. A campanha de doação aconteceu, principalmente, no mês em que celebramos o nosso Culto das Primícias- ocorrido no último domingo de novembro.
Além de contar com as doações dos Irmãos, os adolescentes saíram pelas ruas do bairro pedindo doações para os moradores e os convidando para o nosso culto das Primícias - praticando a ação social e a evangelização no nosso bairro.
No dia 28 de dezembro de 2015, entregamos os itens de higiene e alguns brinquedos no SEFRAS e pudemos, com a Graça de Deus, ouvir a história de muitos cristãos que deixaram suas casas e famílias para morar aqui no Brasil. Há a ausência de Igrejas que os acolham, de pessoas que falem seus idiomas e estejam dispostos a compartilhar a palavra de Deus, orar e ouvir. Saímos fortemente tocados pelos testemunhos e cada um deles (Haitianos, Africanos, Bolivianos, Peruanos, etc…) estão em nossas orações!

Aproveito esse espaço, também, para sensibilizá-los quanto à necessidade de produtos de higiene que abrigos, orfanatos, instituições que recebem imigrantes, etc, têm. Há falta de fraldas, sabonetes, xampus, pastas de dente, dentre outros. São itens básicos, às vezes baratos, e extremamente necessários! Que Deus nos abençoe!


Comentários

Postagens mais visitadas