Por que os homens estupram?

Passei cinco os da minha vida estudando Ciências Sociais para entender que a sociedade é muito complexa e que, infelizmente, não existe receita para resolver nossos problemas. Identificamos os problemas e criamos possibilidades de solucioná-los, mas nem sempre isso é possível, somos cientistas, mas nem sempre resolvedores de problemas. Sim, somos cientistas.
Nessa última semana, vimos uma barbárie com uma garota de 17 anos e muitos especialistas de redes sociais analisando o caso. De todas as explicações, relaciono algumas:

1. A vítima era drogada, teve filho com 13 anos e estava sozinha de madrugada - por isso foi estuprada;

2. Os garotos são vítima da sociedade e, por isso, agem dessa forma;

3. Temos um cultura de desvalorização da mulher e de desrespeito ao seu corpo e direitos, por isso esses casos de estupros acontecem.

Provavelmente, existem outras, mas me aterei a essas três. Das três explicações, uma é descartável e entre as outras duas, uma deve ser manejada com cuidado. A primeira descarto logo de cara, uma vez que NUNCA a vítima é culpada, vi uma explicação no FB bem legal: culpar a vítima pelo estupro é como culpar os dinossauros pelo asteroide que os matou
A terceira é a que eu acredito, vivemos numa sociedade em que mulheres são estupradas e desrespeitadas em qualquer classe social, ambiente ou situação. Mulheres ricas, pobres, brancas ou negras, são desrespeitadas e violentadas (física, verbal, sexual ou psicologicamente); algumas dessas mulheres são mais vulneráveis à violência por serem mais pobres e vítimas de outros sistemas de exclusão - além do fato de serem mulheres - como as negras, por exemplo. Quanto mais dependente e sem capacidade de se manter sozinha, mais violentada essa mulher tende a ser. Por isso Cultura do Estupro, pois antes de um estupro acontecer, existe um comportamento social de desrespeito ao corpo da mulher que engendra nas relações sociais a violência (manja aquele grupo de wpp dos seus amigos do trabalho, no qual vocês comentam a bunda da colega ou que falam que a chefe dormiu com o dono da empresa? Duvidar da capacidade de uma mulher e vê-la apenas como objeto sexual faz parte da cultura do estupro).
A segunda temos que manejar com cuidado, como cientista social corroboro com a tese de que a falta de oportunidades para as classes pobres gera violência, aumenta o ciclo da pobreza e alimenta uma sociedade com desigualdades e ódio entre os que são diferentes. Mas nesse caso, meus caros, não se trata de oportunidade, ou não. Para mim, trata-se de uma cultura que está impregnada em todas as classes. As mulheres estão sempre um passo atrás, em qualquer classe social. A diferença é que você nunca vai ouvir que um Prof. Dr. da USP estuprou, ou tentou estuprar, uma aluna, mas fiquem sabendo que isso acontece - e eu conheço casos.

Por isso o cuidado! Não acreditem que esse é um problema dos pobres, é um problema da sociedade. É um problema seu! Esse segundo argumento tem sido usado com má fé por pessoas que querem livrar as suas próprias caras de uma violência que é endêmica na nossa sociedade.

Triste!


Comentários

Postagens mais visitadas